Escolha da tinta adequada
Escolher a tinta apropriada não é complicado, mas existem alguns pormenores a ter em conta. É importante saber qual o tipo de superfície que deseja pintar, o desgaste a que a pintura vai estar sujeita e o aspecto final que deseja obter.
Para ajudá-lo a tomar a opção correcta é importante perceber as diferenças entre tintas para interior e tintas para exterior, para que servem as tintas plásticas e esmaltes, a importância do uso de um primário e qual o acabamento mais indicado para o fim a que se destina a pintura. Se preferir, pode também consultar o nosso guia de Produtos ou pedir o nosso apoio técnico.
Produtos aquosos e solventes
Brevemente…
Tintas plásticas e esmaltes
Os produtos de base aquosa distinguem-se dos de base solvente por libertarem um cheiro menos intenso e menos agressivo, tornando a aplicação do produto menos incomodativa. Além do mais, os cuidados a ter durante a pintura também são menores. De notar, também, que os de base aquosa são muito menos agressivos ao meio ambiente.
A SITA tem encorajado a crescente utilização de tintas decorativas com baixo teor em solventes por utilizadores profissionais e particulares, tendo vindo a substituir, desde há algum tempo, os produtos de base solvente por produtos de base aquosa.
Tintas para interior e exterior
É importante que saiba que existem tintas formuladas para interior e outras formuladas especificamente para exterior, tendo cada uma características diferentes. Assim, as tintas para interior são mais resistentes a lavagens frequentes, têm uma maior capacidade de cobertura e salpicam menos. Já as tintas para exterior caracterizam-se para manter a cor inicial (resistência aos raios ultra-violeta e à intempérie), por acompanhar dilatações e contracções dos materiais e a resistência ao aparecimento de fungos e algas.
Procure utilizar produtos recomendados especificamente para exterior, em detrimento de produtos interior, caso contrário, poderá estar a sacrificar algumas características que são determinantes em exterior, principalmente no nosso clima.
Estas diferenças também se aplicam no caso de envernizamentos. Não se esqueça de consultar também o nosso Manual de Envernizamento!
Tintas plásticas e esmaltes
Estas são as designações vulgarmente utilizadas para agrupar as tintas aquosas e as tintas à base de solvente, respectivamente. Por norma, a utilização que se associa às tintas plásticas é a pintura de paredes e tectos, enquanto que a utilização que se associa aos esmaltes é a pintura de madeiras e metais. Contudo, a preocupação ambiental aliada ao desenvolvimento tecnológico, permitiram contrariar esta regra, conduzindo ao aparecimento de esmaltes aquosos. Com um acabamento idêntico aos de base solvente, os esmaltes aquosos apresentam baixo cheiro, constituindo um claro benefício para o seu utilizador.
Se em qualquer momento, sentir dúvidas em relação a este ou outros assuntos, poderá sempre contar com o aconselhamento de um profissional SITA numa das nossas lojas ou, em alternativa, contactar-nos por correio electrónico.
Tipos de superfície
FACHADAS
MADEIRAS
METAIS
Usar Primário?
O planeamento adequado e preparação atempada do trabalho irão permitir uma valorização do aspecto final da sua obra de pintura.
Para que serve um primário?
- garante que a tinta de acabamento adira melhor à superfície;
- actua como selante no caso de superfícies porosas;
- impede que a alcalinidade da parede ataque a pintura de acabamento;
- cobre manchas e outras diferenças de cor.
Na área de Produtos pode consultar ainda informação detalhada sobre os diversos primários que a SITA disponibiliza.
Tipos de acabamento
Paredes e Tectos
Superficies novas
Desse modo, é conveniente ter em atenção o uso que vai dar às superfícies a pintar e o estado destas na hora de escolher o tipo de acabamento:
- a capacidade de disfarçar irregularidades na superfície aumenta com a diminuição do brilho;
- uma tinta texturada acumula mais sujidade do que uma tinta lisa;
- uma tinta texturada disfarça melhor as imperfeições do suporte do que uma tinta lisa;
- a resistência ao desgaste aumenta com o aumento do brilho.
Acessórios de pintura
O planeamento adequado e preparação atempada do trabalho irão permitir uma valorização do aspecto final da sua obra de pintura.
Checklist
- Trinchas e pincéis
- Rolos ;
- Extensores para tecto
- Tabuleiros
- Balde de água
- Fita isoladora
- Telas de plástico para isolar o chão
Dicas para desperdícios
- Evite pintar directamente da lata, não vá o pincel estar um pouco sujo e estragar toda a tinta. Opte por usar um tabuleiro, é muito mais prático!;
- Se vai interromper a sua pintura por algumas horas, não desperdice água a lavar o pincel ou a trincha. Embeba-os em tinta e enrole-os em papel de alumínio, mantendo-os no frigorífico. Ou então, coloque-os suspensos dentro de um saco de água, evitando que as cerdas toquem no fundo do recipiente e fiquem deformadas;
- Não deite fora a tinta que sobrou! Guarde, é ideal para fazer pequenos retoques. Se tiver crianças, aproveite a pouca tinta para fazer desenhos com stencils nos quartos. Se tem veia de artista, utilize as tintas acrílicas para pintar e inventar;
- Quando guardar as tintas, evite colocar junto a aquecedores, em locais onde o sol incida ou que sejam demasiado frios. Ela vai-se estragar!
- Coloque sempre as latas vazias nos contentores de lixo mais próximos e bem tapadas